O Que Faz um Social Media

A profissão de social media é uma das funções mais desejadas pelas organizações. 

Afinal, os empresários perceberam o quanto é importante ter uma página nas redes sociais mais acessadas do Brasil e do mundo. 

Por isso, você precisa estender todos os detalhes dessa profissão para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. 

Neste artigo, vamos explicar as principais informações sobre o social media. 

  • O que é um social media? 
  • Por que o social media é importante em uma empresa?
  • Quais são as tarefas de um social media?
  • Como trabalhar como social media?

Continue lendo e tire as suas dúvidas.  

O que é um social media? 

O Social Media também é conhecido como Analista de Redes Sociais. 

Este profissional tem como missão gerenciar uma ou várias páginas no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn. 

Engana-se quem pensa que a rotina de trabalho é uma tranquilidade. Pelo contrário, a ela vai muito além do que publicar posts e criar um relacionamento com os seus seguidores. 

Grande parte dos profissionais analisa estratégias, desenvolve planejamento e faz bastante pesquisas para alcançar os objetivos estipulados pela empresa. 

O social media tem metas importantes para serem cumpridas. Por isso, o trabalho não pode ser executado de qualquer forma. 

O profissional precisa entender como é o comportamento do público, como analisar dados, como criar planos de ações, entre outras questões. 

Na prática, o social media deve transmitir aos seguidores a mensagem que a empresa deseja passar para os seus clientes. 

Apesar de todos os desafios, o trabalho de social media é bastante interessante, pois é possível colocar ideias em prática, aprender as principais tendências do mercado e descobrir as melhores formas para se relacionar com as pessoas. 

Por que o social media é importante em uma empresa? 

O social media tem um papel muito importante nas organizações. Ele é o responsável por comunicar ao público a mensagem que a empresa deseja transmitir naquele momento. 

Isso é muito importante, pois mostra aos clientes de que forma a organização pretende estabelecer uma conversa durante uma negociação. 

A comunicação nas redes sociais pode ser feita de forma descontraída ou formal. O formato de escrita dependerá do perfil de clientes da empresa. 

Se os consumidores forem mais jovens, o analista de mídias sociais pode apostar em uma linguagem mais descontraída, com o uso de gifs e outras frases mais modernas. 

Se os clientes forem mais tradicionais, recomendamos uma linguagem mais simples.

Muitas empresas definem as formas com que vão interagir com os clientes nas redes sociais. Casos como Magazine Luiza, do bem e Starbucks, por exemplo, são consideradas ótimas referências no assunto. 

Todas as empresas trabalham com um padrão de linguagem e com a construção da marca. Essas estratégia é conduzida com publicações inovadoras e que estão alinhadas com o perfil do público. 

Sendo assim, as organizações buscam dividir a área de social media em vários níveis para que todas possam atuar em uma posição estratégica. 

  • Assistente de social media: constrói o conteúdo, publica e impulsiona o material nas redes sociais. Ele pode também buscar relatórios para mostrar a equipe quais foram os pontos positivos e negativos daquele mês. 
  • Analista de social media: é o profissional responsável por estabelecer a monitorar as estratégias. Ele que define as personas, o planejamento, o calendário editorial e horário de frequência de postagens;
  • Coordenador de social media: este profissional acompanha todas publicações que são feitas nas redes sociais. Ele observa se o conteúdo está de acordo com o planejamento e a linguagem estabelecida. 

Então, o social media deve saber trabalhar em equipe. Afinal, nem sempre ele estará sozinho no time. 

Quais são as tarefas de um social media? 

O social media deve ser uma pessoa organizada para lidar com as tarefas diárias da melhor forma possível. 

Conheça abaixo quais são as principais demandas desse profissional. 

Planejamento de conteúdo 

O planejamento é fundamental para qualquer tipo de cliente. 

Neste documento, você deve inserir informações sobre a empresa, entre as quais: persona, concorrentes, posicionamento e regras que são aplicadas nas redes sociais. 

No planejamento, o analista de marketing ainda criar o branding, a identidade visual e quais serão as formas de diálogo com os seguidores. 

Produção de posts 

O analista de social media também é responsável pela produção de conteúdo. O planejamento servirá como guia para que ele execute o trabalho conforme as pesquisas, análise de dados e as regras que foram estipuladas pela equipe. 

O social media deve fazer um calendário para entender quando será publicado o conteúdo. 

Para facilitar o seu trabalho, o ideal é ter domínio de algumas ferramentas que programam as publicações. 

Dessa forma, você consegue agendar os posts em um único momento do seu dia. 

As ferramentas mais comuns são: HootSuite; Revelabit; Buffer; Piqora; Social Oomph; Take Off; Later Bro; Instapult; Postcron e Tweetreach. 

Não é necessário conhecer todas as ferramentas. Basta usar alguns recursos para otimizar o seu trabalho. 

Analista de relatórios 

O social media não pode definir as publicações dos seus conteúdos somente pelas suas ideias. Claro, elas são muito importantes. No entanto, é necessário trabalhar com dados para definir as melhores estratégias. 

Por isso, o profissional deve saber trabalhar com números para analisar relatórios e identificar quais foram os conteúdos que tiveram um bom resultado e quais foram aqueles que não saíram conforme planejados. 

Geralmente, as empresas solicitam os relatórios no início de cada mês. 

O lado positivo é que as próprias redes sociais fornecem os dados completos para os responsáveis pela página. 

Um relatório analisado com eficiência melhora a sua reputação na empresa. 

Relacionamento com os seguidores 

Uma das funções mais importantes para o social media é conversar com os usuários da página. 

O relacionamento é essencial para fidelizar o seu público. 

Os usuários podem entrar em contato com a sua marca para tirar dúvidas sobre o seu produto ou serviço, elogiar um post, desabafar ou criticar a qualidade da sua empresa. 

Por isso, você deve ter inteligência emocional para responder os seguidores da melhor forma. Um comentário feito com grosseria ou que permite dupla interpretação pode gerar desgaste e prejudicar a reputação da sua marca. 

Em um primeiro momento, pode parecer muitas tarefas. No entanto, a prática levará a perfeição dessas atividades. 

Como trabalhar como social media? 

Agora que você já sabe o que faz um social media, quais são as tarefas diárias, como funciona a profissão e outros detalhes, que tal descobrir como inserir no mercado de trabalho? 

Existem algumas dicas que vão ajudá-lo a conquistar o emprego dos seus sonhos. Veja abaixo! 

  • Faça cursos relacionados a comunicação como Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Essas faculdades ajudam a preparar o profissional para questões importantes, entre as quais: relacionamento com o cliente, produção de textos e gestão de crise. 
  • Tenha paixão por redes sociais. Não adianta apenas saber publicar conteúdo. Assim como todas as profissões, esse trabalho tem desafios. Se você não está preparado para enfrentá-los, a resolução de problemas ficará mais complicada;
  • Estude as principais tendências do mercado. As redes sociais sempre têm novidades. Por isso, você deve acompanhar os principais blogs sobre o assunto para aprimorar o seu trabalho. Existem também diversos cursos gratuitos e com preços acessíveis para otimizar o seu conhecimento. 

Outra dica interessante é criar um perfil em alguma rede social. Nele, você pode testar estratégias e mostrar para empresas o quanto domina sobre o assunto. 

Se você tem interesse em trabalhar com redes sociais, invista na carreira de social media. Ela tem várias oportunidades para quem conhece sobre o assunto e está disposto a aprender novas ideias.  

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